ELECTROMAGNETIC SIMULATION FOR POWER, GROUNDING AND LIGHTNING PROTECTION SYSTEMS

O XGSLab é um dos softwares para simulação eletromagnética mais poderosos para sistemas de potência, aterramento e proteção contra descargas atmosféricas e o único software no mundo que leva em conta ambas as normas EN e IEEE.

 

O XGSLab é composto dos seguintes módulos
  • GSA (GROUNDING SYSTEM ANALYSIS) é usado para aplicações básicas com sistemas “underground” (enterrados)
  • GSA_FD (GROUNDING SYSTEM ANALYSIS in the FREQUENCY DOMAIN) é usado para aplicações gerais com sistemas “underground” (enterrados)
  • XGSA_FD (OVER AND UNDERGROUND SYSTEM ANALYSIS in the FREQUENCY DOMAIN) é usado para aplicações gerais com sistemas “overhead” (aéreos) e “underground”(enterrados)
  • XGSA_TD (OVER AND UNDERGROUND SYSTEM ANALYSIS in the TIME DOMAIN) é usado para aplicações gerais com sistemas “overhead” (aéreos) e “underground” (enterrados)
O XGSLab integra o modulo SRA (SOIL RESISTIVITY ANALYSIS – Análise de Resistividade de Solo) e XGSA_TD integra o módulo FA (FOURIER ANALISYS-Análise de Fourier).

 

O escopo do XGSLab é amplo devido ao modelo implementado ser de uso geral e por utilizar e resolver com as equações de Maxwell em condições não estacionárias levando em conta a falta de homogeneidade do solo através das funções de Green e a reação do solo através das integrais de Sommerfeld movendo-se do domínio da frequência para o domínio do tempo através das transformadas de Fourier.

 

Todos os módulos são integrados (“all in one”) num único pacote e baseado num método de cálculo híbrido (ou método “PEEC”) que considera o circuito de linhas de transmissão e a teoria eletromagnética combinada em um único modelo de cálculo. Os métodos híbridos unem os pontos fortes de outros métodos e são adequados para os propósitos de engenharia porque permitem resolver cenários complexos que incluem parâmetros externos tais como tensão, corrente e impedância. Por estas razões, o XGSLab pode ser considerado como um verdadeiro laboratório.

 

Todos os algoritmos implementados no XGSLab são altamente eficientes em termos de velocidade computacional e foram testados e validados por muitos clientes em todo o mundo.