GROUNDING SYSTEM ANALYSIS in the FREQUENCY DOMAIN (ANÁLISE DE SISTEMA DE ATERRAMENTO NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA)

O GSA_FD é um modulo para projeto e cálculo de malha de aterramento no domínio da frequência, incluindo análise de solo e representa o estado da arte em software de aterramento.

O GSA_FD também é útil para a avaliação de campos magnéticos e interferências eletromagnéticas.

O GSA_FD representa um novo modo para se estudar sistemas de aterramento de grande porte onde a experiência tem mostrado que variações horizontais da resistividade de solo tornam os sofisticados modelos de solo (multicamadas) ineficientes. Podem ser conhecidas, com um maior grau de certeza do que a resistividade do solo. De fato, na faixa de frequência em que estamos interessados, esses parâmetros de circuito depende muito pouco das propriedades do solo.

Além disso, levando-se em conta os efeitos das auto-impedâncias e impedâncias mútuas, permite superar a condição equipotencial dos eletrodos no qual o GSA normal é baseado. Isto permite a análise dos eletrodos cujos tamanhos são comparáveis com o comprimento de onda como melhor mostrado a seguir.

Os softwares concorrentes não levam em conta os efeitos da impedância mútua, conduzindo desta forma, em algumas condições particulares, a erros significantes. Em particular, na hipótese de condição equipotencial, a máxima tensão de toque é muito subestimada e isto pode resultar em sobre dimensionamento do sistema de aterramento com custos de até 50%maiores. O GSA_FD pode permitir uma redução do custo dos materiais e de construção do sistema de aterramento.

O GSA_FD pode ser usado no domínio da frequência na faixa desde DC até alguns poucos MHz e a partir daí a precisão começa a decrescer gradualmente, mas os resultados são confiáveis até 10 MHz.O GSA_FD leva em conta a dependência da frequência dos parâmetros do solo e permite configurar o modelo utilizado.

O GSA_FD pode analisar sistemas de aterramento compostos por muitos eletrodos distintos de qualquer formato, tamanho e tipo de condutor (sólido, oco, trançado e barra revestida) num modelo de solo uniforme, de multicamadas ou multizonal. Da mesma forma que no GSA, o GSA_FD também pode importar a malha de aterramento a partir dos arquivos do AutoCAD ® provendo resultados numéricos e gráficos profissionais extremamente úteis para a investigação de GPR, potenciais, correntes de dispersão, potenciais de superfície e a distribuição da tensão de passo e toque.

Nas condições DC o GSA_FD é uma ótima ferramenta para cálculos em plantas de proteção catódica com sistemas de corrente impressa.
O GSA_FD também pode calcular os campos magnéticos devidos a sistemas de aterramento ou cabos e interferências eletromagnéticas (correntes induzidas e potenciais devidos a acoplamentos resistivos, indutivos e capacitivos) entre sistemas de aterramento ou cabos e tubos e eletrodos enterrados em geral.